quinta-feira, 31 de maio de 2012

Excelentes Iniciativas

Fábrica Verde



A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) da cidade do Rio de Janeiro lançou o projeto “Fábrica Verde”, no qual computadores que seriam jogados no lixo são reciclados e reaproveitados pelos moradores de comunidades da cidade.

Além de ajudar a preservar o meio ambiente, essa iniciativa promove a inclusão digital. O projeto oferece capacitação profissional para os moradores, gerando emprego e renda. A “Fábrica Verde” foi lançada inicialmente no Complexo do Alemão (Zona Norte), e agora, em maio de 2012, a comunidade da Rocinha (Zona Sul) foi a presenteada.




Reciclart



O Reciclart é um projeto de reciclagem que traz alternativas para a grande quantidade de lixo produzida todos os dias nas comunidades da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, como a do Cantagalo e a do Pavão-Pavãozinho.

A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a reciclagem do lixo. Os alunos do projeto levam os materiais recicláveis e, junto com os artesãos e colaboradores, transformam o lixo em arte.

No Pavão-Pavãozinho há ecopontos onde as pessoas depositam suas garrafas pet e o grupo Reciclart recolhe os objetos para transformá-los.

Ao chegar, o lixo é lavado e depois transformado em pote, flores, sofá, capa de caderno, enfeites, e muito mais!

Apesar do trabalho ainda estar em desenvolvimento, os moradores já notam a diferença e agradecem ao projeto por deixar as ruas das comunidades mais limpas e agradáveis.








Lixo Eletrônico


A cada ano surgem aparelhos de celular mais modernos, computadores mais eficientes, TVs melhores. Para onde vão nossos antigos equipamentos elétricos e eletrônicos

Esses equipamentos são produzidos com substâncias nocivas, e uma vez descartados de forma incorreta como em lixões e/ou perto de lençóis freáticos tornam-se problemas ainda maiores.

O mercúrio, muito utilizado em computadores, monitores e TVs de tela plana, pode causar danos cerebrais e ao fígado. Já o chumbo, o componente mais usado em computadores, além de televisores e celulares, pode causar náuseas, perda de coordenação e memória. Em casos mais graves, pode levar ao coma e/ou até à morte.





No mundo inteiro são produzidos 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano, e o Brasil é o país emergente que produz o maior volume por habitante.

Para que o problema do lixo eletrônico seja amenizado é necessária a conscientização do consumidor. O consumismo, a necessidade da troca de aparelhos eletrônicos antes mesmo que sua vida útil chegue ao fim, colabora para a acumulação do lixo mais perigoso.

É importante que no ato da compra, além de qualidade e preço, também seja levado em conta o destino que a empresa fabricante dá ao aparelho no fim de sua vida útil. O consumidor pode assim, devolver o aparelho a uma rede autorizada de reciclagem.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Reciclagem, uma atitude inteligente!



A reciclagem é fundamental para a preservação do meio ambiente, e é importante que cada um se responsabilize pelo lixo que gera. Estudos revelaram que 1,5 milhões de toneladas é a quantidade de lixo produzido por pessoas anualmente devido ao consumo em massa de produtos em escala mundial. 


A diminuição da quantidade de dejetos em aterros e o reaproveitamento de materiais que seriam inutilizados são os dois benefícios imediatos da reciclagem. Reciclar, portanto, é economizar recursos. No Brasil, além de economizar, as cooperativas de catadores encontraram na reciclagem uma forma digna de trabalho. 


Os materiais recicláveis são classificados por gênero e cores específicas. Os plásticos no lixo vermelho, os papéis no azul, e assim em diante. Já o óleo de cozinha deve ser entregue em postos de coleta específicos, e nunca despejado na pia, assim como o lixo eletrônico que também tem seus postos específicos de coleta. Se você tiver um espaço em casa ou no apartamento, pode ainda separar o lixo orgânico e fazer uma compostagem.






Saiba onde ficam as Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever.

domingo, 20 de maio de 2012

Seja bem-vindo ao Blog LIXOVIRALUXO





Nosso objetivo é ensinar como reciclar o lixo que produzimos, sendo ele orgânico ou inorgânico. Aqui você encontrá tudo sobre formas de separação, pontos de coletas, reaproveitamento e muito mais!


Só o Estado do Rio de Janeiro produz cerca de 20 mil toneladas diárias de lixo, queremos através desse canal, informar como esse lixo é tratado, e o que podemos fazer em nosso próprio bairro para amenizar o resultado dessa grande produção diária, buscando um mundo mais consciente a partir de nossas próprias atitudes.