Catadores de lixo


Quando se fala de reciclagem no Brasil logo associamos a imagem dos catadores de materiais e suas cooperativas. Não existem números fechados, mas calcula-se que existam de 300 mil a 1 milhão de catadores em atividade no país. Os dados são do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), que, no final de 2006, registrava 450 cooperativas formalizadas e aproximadamente 35 mil catadores em seus cadastros. 

Nada assustador para uma população que gera diariamente cerca de 126 mil toneladas de lixo de consumo (excluindo dejetos industriais e empresariais). Se não fossem os catadores, esse alto número de lixo acabaria em aterros sanitários e lixões.  A profissão, no entanto, não é tão glamourosa quanto o papel social e ambiental que os catadores exercem. 

Em média eles caminham por 30 quilômetros todo dia, debaixo de chuva e sol, puxando até 400 quilos (o peso da carroça cheia), em busca de materiais que, muitas vezes, só são encontrados dentro de sacos de lixo. Como a maioria não usa proteção (uns por falta de dinheiro, outros por falta de informação), constantemente se lesionam ou sofrem infecções pelo manuseio do lixo, tudo isso para ganhar de um a dois salários mínimos por mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário